sábado, 24 de julho de 2010

Drenagem linfática manual na gestação.

A gestação é um período em que a mulher passa por grandes transformações físicas e emocionais. Conviver bem com essas mudanças é imprescindível para a saúde da mãe e do bebê. Durante a gestação as alterações hormonais essenciais à gestação promovem a reabsorção de sódio, causando a retenção hídrica. A gestante tem um aumento de 30% a 50% do volume sanguíneo, podendo reter até 8 litros de água acima do normal. Este acúmulo de líquido é responsável pelo desconforto, inchaço e sensação de peso nos pés e pernas.

A drenagem linfática manual é o tratamento mais indicado para as gestantes. É uma massagem suave e lenta que estimula o sistema linfático. Ativa a circulação sanguínea, ajuda a diminuir a retenção de líquido e os inchaços, promovendo hidratação da pele, melhora do sistema imunológico e eliminação de toxinas pela urina. Além destes benefícios, a drenagem linfática proporciona sensação de bem-estar por promover relaxamento.

Deve ser realizada com cautela, pois se for mal executada pode estimular contrações uterinas e causar até preciptação do parto a partir do sexto mês de gestação. Também pode comprometer a circulação e causar hematomas.

Independentemente de ser realizada em grávidas ou não, na drenagem linfática não se emprega força. Os movimentos são delicados e suaves, pois os vasos linfáticos encontram-se na primeira camada da pele.

As sessões de drenagem linfática podem ser realizadas a partir do segundo trimestre de gestação, uma vez autorizadas pelo obstetra. São indicadas de uma a duas sessões por semana, com duração de aproximadamente uma hora.

É importante que o tratamento seja realizado por um profissional qualificado, que tenha conhecimento sobre o sistema linfático e as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo durante a gravidez.

Espero que vocês gostem deste post.
Podem deixar comentários, dúvidas, experiências....

Bom final de semana!

Att.
Danielle Caetano

8 comentários:

  1. Bom saber que drenagem não machuca, pq tem gente que confunde acha que ta fazendo drenagem, mas não...

    A melhor fisioterapeuta, fala sérioooo!
    Beijos.

    mundofashiondatati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Encaminhando o post deixado pela Sofia no orkut:
    oi Dani!!visitei seu blog...mto legal a materia da gestacao...eu só nao sei como escrever em blog, to meio desatualizada no mundo da net... rs mas gostaria de sugerir q vc falasse um pouco sobre a drenagem no pos de hlpa...lipo.. eu ando mto na duvida sobre se tem q ser só drenagem, se tem q ter ultrassom, como fazer, se faço dia sim dia nao ou só tres vezes na semana..... acho q assim como eu tem varias pessoas com esta duvida, e cada pessoa q eu pergunto me diz uma coisa..... como percebi q vc é boa nisso... ;o) eu farei como vc sugerir..... ;o)

    ResponderExcluir
  3. Prima.
    É sempre interessante aprender mais um pouco. rs
    Gostei muito do texto e do blog!
    Sucesso para vc por aqui tb.
    Bjinsssss

    ResponderExcluir
  4. Na época que eu engravidei a drenagem não era tão conhecida. Teria me ajudado muito, pq minhas pernas ficaram muito inchadas e pesadas. Algumas amigas fizeram durante a gestação e adoraram.
    Adorei o seu blog!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga.Minha recuperação esta sendo excelente. Hoje com 14 dias de operada e estou otima. Minha cicatrização tanto do corte quanto do umbigo ta excelente. O momento que fico mais inchada e na parte da tarde mais o Dr.Ito Meireles disse que é normal. Estou fazendo drenagem e massagem de leve ate poder ser liberada para dirigir.
    Hoje ja aperte a cinta ja no segundo botao e fui trabalhar normalmente.É claro sem esforços, sem subir escada.
    Obrigado por visitar meu blog:claudia-plastica
    beijao.

    ResponderExcluir
  6. Sou fisioterapeuta e as informações forão muito importantes. tenho uma pcte gestante, 5 meses, e gostaria de receber mais dicas de movimentos durante a drenagem.

    ResponderExcluir
  7. por acaso vc teria artigos sobre esse assunto? se tiver poderia me mandar no iaraoxaomi@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  8. DRENAGEM LINFÁTICA EM CÁPSULA

    R$ 119,50

    DRENAGEM LINFÁTICA EM CÁPSULAS é a conquista do tão desejado CORPO PERFEITO, veja:

    - Indicação em Efeito diurético elimina o excesso de fluídos sem a perda de minerais;
    - Reduz significativamente o peso corporal;
    - Reduz o armazenamento de gordura;
    - Ajuda a afinar a cintura;
    - Mantém a pressão arterial saudável;
    - Proteção antioxidante;
    - Reduz medidas do quadril.

    Elimina o excesso de líquidos retidos sem perder minerais, reduz depósitos de gordura,diminuindo a circunferência do quadril.

    Clique abaixo para comprar em nossa loja virtual:
    http://www.anaterrashop.com/drenagem-linfatica-em-capsula.html

    ResponderExcluir