domingo, 8 de agosto de 2010

Fisioterapia na reabilitação de lipoaspiração

A eficiência de uma cirurgia plástica não depende somente do seu planejamento cirúrgico. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório.

Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. E também temos que ressaltar a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar, que permitirá o alcance de melhores resultados.


PRÉ-OPERATÓRIO

Nesta fase é possível fazer uma avaliação dos tecidos: tegumentar, subcutâneo e muscular. Os dados colhidos nesta etapa serão utilizados para comparativo no pós-operatório e para indicar os tratamentos que auxiliarão na reabilitação da cirurgia plástica.

- cinesioterapia: através da avaliação postural podemos detectar distúrbios posturais, fraquezas e/ou desequilíbrios musculares. Podem ser indicados alongamentos musculares. Além disso, a atividade física irá incrementar a circulação sanguínea e linfática, importantes no reparo tecidual.

- massoterapia: também com o objetivo de incrementar a circulação linfática, promover conscientização postural e relaxamento global, diminuindo o estresse.

- eletroterapia: auxilia no incremento do metabolismo basal e fortalecimento muscular.

 
PÓS-OPERATÓRIO

A fisioterapia apresenta maior atuação neste período. É importante ser realizada a reavaliação fisioterápica, onde serão analisadas as características decorrentes à cirurgia. Neste momento, também serão comparados os dados documentados na avaliação anteriormente realizada. Alguns aspectos apresentam maior importância, como: análise do trofismo cutâneo e muscular, análise do edema, análise da cicatriz e análise da dor e sensibilidade.

O planejamento do trabalho fisioterápico no pós-operatório é amplamente variável e depende das características apresentadas na avaliação, do tipo de cirurgia realizada e do tempo de pós-operatório.

- drenagem linfática manual: é a técnica mais indicada no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica. É realizada com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que deve seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem da linfa. A drenagem linfática manual tem por objetivo evitar a retenção de líquidos no organismo, melhorar a circulação sangüínea e linfática. Trata-se de um processo seguro, eficaz, de resultado bastante satisfatório desde que realizado por um fisioterapeuta, que é um profissional especializado.

- ultra som (US): devido à sua ação anti-inflamatória, o ultra-som também é muito usado nas recuperações de cirurgias plásticas, onde age na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose e portanto, levando à uma recuperação melhor e mais rápida. No pós-operatório é geralmente associado à drenagem linfática manual. Não há um consenso sobre sua utilização, pois estudos recentes apontam que a utilização promove atraso no processo de reparo tecidual.

 
- eletroterapia:

* TENS - utilizamos a TENS para analgesia. Pode ser utilizada em região que não foram submetidas a cirurgia, como por exemplo o dorso. Geralmente os pacientes relatam dor nesta região por permanecer por um longo período com a postura cifótica e na postura deitada em decúbito dorsal.
 
* endermologia - é utilizada por alguns profissionais na fase mais tardia do pós-operatório da lipoaspiração quando o paciente apresenta fibrose e aderência. Deve-se ter cuidado com a aplicação, pois a aplicação incorreta pode provocar flacidez tissula.

- crioterapia: uso nas primeira 24h pós operatório proporciona redução do edema, hemorragia e se for aplicado por mais de 15minutos analgésica. Os efeitos também variam de acordo com a fase inflamatória, aguda, reparo e remodelação. Mas deve-se ter cuidado, já que a vasoconstricção (compressão dos vasos) promovida pode atrapalhar a cascata do processo inflamatório.

- LTF (liberação tecidual funcional): as manobras de LTF promovem um tensionamento continuo e prolongado, organizando a deposição de colágeno, tornando o tecido mais elástico e sem restrições, prevenindo e tratando fibroses e aderências.

- laser: facilita o fechamento de cicatrizes, possibilita a angiogenese, assepsia e apresenta ótimos resultados em cicatrizes eritematosas, hipertróficas e pigmentadas. Não é tão utilizado em pós-operatório de lipoaspiração, pois as cicatrizes são bem pequena e ficam quase impreceptíveis.

 
DICA: o uso do leite cutâneo da Dermatus auxilia muito na redução da equimose. É um excelente produto para pós0operatório da lipoaspiração.

Não se esqueça que o investimento para realizar uma lipoaspiração é alto e que os resultados dependerão dos cuidados pós-operatórios. Siga todas as orientações do seu cirurgião plástico e realize seu tratamento com um fisioterapeuta especializado em dermato-funcional.

                                                                                                               Dani Caetano

6 comentários:

  1. Prima...
    To aprendendo muito com o seu blog, rs.
    Bjinssssss

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou fazer lipo, só pra você cuidar de mim, fazendo massoterapia, drenagem...hahaha!
    Beijos. E parabéns, tudo muito bem explicadinho.

    mundofashiondatati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estava ansiosa para ler sobre o pós-operatório. Adorei!!!
    Não sabia que era tão importante fazer a avaliação antes da cirurgia.
    Você sabe quanto custa esse creme da Dermatus?
    Bj

    ResponderExcluir
  4. oi Danielle, estou pesquisando sobre cirurgiões plásticos, pois pretendo fazer na barriga, lipo e gostaria de corrigir cicatrizes de uma redução de mama que fiz e não gostei do resultado. Como vc deve ver muitas mulheres que fizeram plásticas, poderia me indicar algum cirurgião que vc tenha gostado do resultado. obrigada bjs.

    ResponderExcluir
  5. Qual o contato da sua clinica? Estou bem perto do Richet e estava procurando alguém que fizesse Liberação Tecidual, pois estou com dois meses de cirurgia ainda em tratamentos pós operatórios, mas continuam algumas fibroses. Beijos.
    ssouza27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se há tratamentos - e quais os indicados - para casos de fibrose póslipo por causa de uma cirurgia que foi realizada há mais de 10 anos. Obrigada

    ResponderExcluir